Como fazer o Passaporte Italiano na Itália

11.06.2018

 

Já explicamos como fazer todos os documentos básicos para viver na Itália: carteira de identidade (na Itália, carta di identità), CPF (aqui conhecido como códice fiscale), tessera sanitária (o equivalente ao cartão do INSS), mas ficou faltando o tão sonhado passaporte italiano.

 

Quando alguém pensa no reconhecimento da cidadania é ele que vem imediatamente na mente dos ítalo-brasileiros: vermelho, bonito e cheio de vantagens.

 

Para quem não sabe, o passaporte italiano é um dos mais poderosos do mundo. Segundo a revista exame, com ele você tem acesso a 175 países (clique aqui para saber mais). Já falamos aqui e aqui das vantagens em ser cidadão italiano.

 

Para obtê-lo, antes você precisará ter a sua cidadania italiana reconhecida. Existem 4 formas de reconhecer a sua cidadania. Em breve resumo as opções são:

 

1) de forma administrativa na Itália (clique aqui para saber mais);

 

2) judicialmente perante o Tribunal Italiano, caso você tenha uma mulher na linha de transmissão, casada com um brasileiro e cujo filho tenha nascido antes de 1948 (clique aqui para saber mais) ;

 

3) de forma administrativa no Brasil, dando entrada no Consulado Italiano que atende a sua jurisdição (clique aqui para saber mais) e;

 

4) de forma judicial, para quem não quer ou não pode vir até a Itália, mas também não quer aguardar por anos e anos as longas filas de espera junto aos Consulados Italianos (clique aqui e aqui para saber mais)

 

Mas vamos ao passo a passo para você obter o passaporte. É relativamente simples e o trâmite muito parecido com o passaporte brasileiro.

 

A primeira coisa a fazer é entrar no site da Polícia Federal Italiana nesse link, clicar na opção accesso per il cittadino (em português acesso ao cidadão),

 

 

 

A seguir você precisa se cadastrar e preencher seus dados pessoais (nome completo, local e data de nascimento, endereço completo), criando também uma senha para se logar e ter acesso ao sistema.

 

 

 

Para maiores informações sobre como fazer o agendamento e quais documentos são necessários, você pode clicar nesse link aqui:

 

 

 

Cadastrando os seus dados, você deve escolher a província onde pretende fazer o seu passaporte, depois escolher a cidade e a questura e verificar as datas disponíveis no site.

 

 

O próximo passo é preencher o formulário que é disponibilizado pela internet e confirmar.

 

Você receberá um e-mail com as informações do seu agendamento no seu e-mail com os próximos passos a serem seguidos (pagamento de 2 taxas: uma paga por meio de transferência bancária no valor de 42,50 euros e outra é a marca da bollo a ser comprada em qualquer tabacaria no valor de 73,50 euros).

 

No dia do agendamento, devem ser apresentados os seus documentos italianos (Carta di Identità, Codice Fiscale, Permesso di Soggiorno – se for o caso), foto tessera para passaporte, os comprovantes de pagamento das taxas.

 

Serão colhidas suas digitais, você assinará um formulário e depois disso, lhe informarão o prazo para retirada do passaporte.

 

Esperamos ter ajudado.

 

Até o próximo post!

 

 

 

 

Please reload

Posts Destacados

Cidadanias Canceladas - Entenda o motivo

19.08.2019

1/10
Please reload

Instagram
Posts Recentes

05.12.2018

Please reload

Please reload

Siga
  • Facebook Long Shadow