CARTA DI IDENTITÀ: Onde, Como e Por quê fazer?

29.01.2018

 

 

Uma das maiores alegrias dos ítalo-brasileiros é fazer a carta di identità italiana. Esse passo representa o fim do processo da cidadania italiana e o início de uma vida como cidadão italiano.

 

A carta di identità corresponde ao RG brasileiro. Uma curiosidade é que na Itália existem duas versões da carta de identidade: existe a versão papel, que é mais comum de encontrar, mas alguns Comuni já estão emitindo a versão eletrônica (que e essa que ilustra o post).

 

Na carta di identità constam informações sobre as suas características pessoais (cor do cabelo, dos olhos, da pele), sua profissão, estado civil e endereço de residência.

 

ONDE?

 

A carta di identità é feita no setor do Stato Civile, no Comune onde você reside.

 

COMO?

 

Basta levar fotos tessera (existem diversas máquinas de foto tessera automáticas em estações de metrô, ou mesmo em estabelecimentos privados) e pagar a taxa de emissão (que gira em torno de 6 euros), o valor é pago no próprio guichê com o funcionário.

 

POR QUÊ?

 

A carta di identitá e o codice fiscale são o equivalente aos nossos RG e CPF e sem eles você não consegue fazer praticamente nada na Itália.

 

Até o próximo post!

Please reload

Posts Destacados

Cidadanias Canceladas - Entenda o motivo

19.08.2019

1/10
Please reload

Instagram
Posts Recentes

05.12.2018

Please reload

Please reload

Siga
  • Facebook Long Shadow