CODICE FISCALE: Onde, Como e Por quê fazer?

15.01.2018

 

 

Uma das primeiras coisas a serem providenciadas na Itália são os documentos. E essa também é a primeira dificuldade na adaptação.

 

Pode parecer bobagem, mas no Brasil, nós fazemos nossos documentos aos poucos: os pais fazem a certidão de nascimento. Quando crescemos fazemos o RG e CPF, só fazemos certidão de casamento na fase adulta e assim por diante.

 

Mas quando você muda de país, a primeira coisa a providenciar são todos os documentos, num curto prazo de tempo.

 

E, acredite em mim, isso requer tempo, organização (haja pastas para separar tudo), mas principalmente paciência.

 

Primeiro porque órgãos públicos são burocráticos em qualquer lugar do mundo. Sempre há filas e aquele trabalho mecânico do funcionário. Ele faz um scanner com os olhos no documentos e se tiver faltando algo, ele olha para você sem dó nem piedade e diz: Manca qualcosa! Você (provavelmente) ainda terá a dificuldade em argumentar em italiano e “here we go again”, começa tudo de novo.

 

Sabendo de tudo isso, vamos fazer alguns posts falando sobre esses detalhes para tentar te ajudar a poupar trabalho e, porque não dizer, poupar stress também.

 

Então, vamos aos passos:

 

ONDE?

 

O Codice Fiscale é feito na Agenzia delle Entrate. É o equivalente a Receita Federal no Brasil. Para saber qual a unidade mais próxima de você, basta clicar aqui, escolher a região e ir filtrando até chegar na sua cidade ou na cidade mais próxima.

 

COMO?

 

Esse é o documento mais fácil, pois só exige o seu passaporte, o preenchimento de um formulário, a sua assinatura. Você chega, pega a senha com o funcionário da triagem, explica que precisa do codice fiscale, preenche uma ficha e espera ser chamado. Vai ao guichê, o funcionário preenche o sistema e, após alguns minutos você sai com o seu códice fiscale impresso num papel. Depois é enviada a tessera do códice fiscale para o endereço que você indicar no cadastro. É gratuíto!

 

POR QUÊ?

 

O codice fiscale é o equivalente ao nosso CPF e provavelmente será o primeiro documento que você precisará fazer. Sem ele você não consegue dar entrada na sua cidadania italiana, não consegue abrir conta em banco, comprar chip pós pago, enfim, iniciar a vida na Itália.

Até o próximo post!

Please reload

Posts Destacados

Cidadanias Canceladas - Entenda o motivo

19.08.2019

1/10
Please reload

Instagram
Posts Recentes

05.12.2018

Please reload

Please reload

Siga
  • Facebook Long Shadow