Vantagens da Cidadania Judicial sobre a Cidadania Administrativa

13.11.2017

 

Antes de tomarmos uma decisão importante na vida, é muito aconselhável ponderarmos todos os pontos, pesarmos as vantagens e desvantagens (em inglês pros and cons) de cada alternativa.

 

No post de hoje vamos explicar as vantagens e desvantagens da cidadania italiana reconhecida judicialmente, ou seja, para todos aqueles que estejam aguardando a chamada no Consulado (mais detalhes aqui), ou que tenham uma mulher na linha de transmissão cujo (a) filho (a) tenha nascido antes de 1948 (mais detalhes aqui).

 

Então, sem mais delongas, vamos as VANTAGENS:

 

1. É mais barato!

 

Sim, é infinitamente mais barato fazer a ação judicial, por duas razões: primeiro porque os custos da ação podem ser divididos entre os familiares. Isso porque na ação judicial você consegue incluir várias pessoas na mesma ação e o valor não varia muito. Se você fizer a cidadania administrativa, provavelmente terá que pagar para cada um dos requerentes (se fizer com assessor) ou terá que pagar o aluguel da casa (caso faça sozinho). Segundo porque se vier até a Itália fazer o seu processo administrativo, terá que incluir no custo não só o valor do assessor ou aluguel, mas também o valor da passagem aérea, alimentação e demais despesas. Se colocar tudo na ponta do lápis, o valor dos gastos pode ser muito maior. Além disso, como não precisará sair do seu emprego, continuará recebendo seu salário, no entanto, se vier à Itália não receberá salário algum, como ainda gastará em euro. Isso é conhecido pelos especialistas como custo de oportunidade.

 

2. É mais prático!

 

Fazendo a ação judicial você não precisará ir à Itália para dar entrada no processo, basta enviar a procuração e os documentos para ingressar com a ação judicial e o advogado fará todo o procedimento em seu nome e você poderá acompanhar a tramitação do processo online. Toda a comunicação é feita por e-mail, tudo é feito de forma muito transparente e segura.

Desse modo, você não precisa sair do seu emprego ou ficar afastado durante meses para dar entrada na sua cidadania. Você companha tudo pelo Brasil de forma muito prática.

 

3. É mais seguro!

 

Se você ingressar com a ação judicial terá o suporte de um advogado tanto na análise dos seus documentos, que confirmará a regularidade e admissibilidade dos referidos documentos para ingressar com a ação, apontando por exemplo, possíveis erros que precisem ser corrigidos, quanto no curso do processo, pois contará com o respaldo de um profissional gabaritado para te auxiliar durante todo o tempo.

 

Além disso, não existe o risco de ter o seu processo cancelado porque o trâmite demorou mais do que o tempo previsto por você e ser necessário, por exemplo, retornar ao Brasil, pois contava que seria suficiente somente período de férias ou de uma licença de trabalho para ter sua cidadania reconhecida. Também não vai ter o risco de ser chamado pela autoridade italiana no Comune ou ter que voar novamente à Itália, como pode acontecer no processo administrativo, por exemplo.

 

Também vai evitar o risco de cair nas garras de pessoas que fazem irregularidades, (veja essa notícia), muitas vezes sem o cliente saber e ter que refazer o seu processo por problemas que seriam muitas vezes desconhecidos por você (como fraudes, irregularidades, etc). Fazendo a ação judicial, o reconhecimento da sua cidadania é feito por um juiz de direito, tudo em conformidade com a Lei, de forma regular e lícita, com baixo risco (desde que a sua documentação esteja em conformidade, o que será apontado para você, conforme dito no início desse item).

 

 E qual a desvantagem?

 

O prazo.

 

A única desvantagem é o prazo para o reconhecimento, pois a ação judicial pode durar em torno de 1 a 2 anos, depende muito de vários detalhes relativos a cada processo (como por exemplo: número de requerentes, disponibilidade do juiz, quantidade de trabalho na vara, etc).

 

A boa notícia é que está sendo criada uma vara especializada em cidadania, que poderá acelerar o trâmite das ações judiciais e, dessa forma, tornar a sua finalização mais rápida.

 

Esperamos ter esclarecido a tornar sua escolha mais fácil.

 

Se quiser ingressar com uma ação judicial para o reconhecimento da sua cidadania entre em contato.

 

Até o próximo post!

 

 

 

 

Please reload

Posts Destacados

Cidadanias Canceladas - Entenda o motivo

19.08.2019

1/10
Please reload

Instagram
Posts Recentes

05.12.2018

Please reload

Please reload

Siga
  • Facebook Long Shadow