Aluguel na Itália - Parte 2

25.09.2017

 

 

Se você quer ler a primeira parte antes: Parte 1

 

Dicas práticas de como alugar seu imóvel na Itália

 

EVITE O FERRAGOSTO

 

Como expliquei nesse post aqui, recomendo fortemente que você não se mude para a Itália entre julho e agosto, pois são os meses de férias na Itália a.k.a “ferragosto” e, as imobiliárias fecham o mês inteiro.

 

FAÇA RESERVA DE HOSPEDAGEM

 

Seja hotel ou airbnb, o comprovante de reserva é importante, pois você não precisa de visto para entrar na Europa, no entanto, são pré-requisitos para ter sua entrada permitida: a) seguro saúde; b) comprovante de hospedagem e 3) passagem de volta.

 

Ademais, levará um tempo para você se ambientar, colocar em prática seu italiano e começar a procurar um imóvel, sendo assim, seria menos estressante que você reserve o local onde pretenda ficar por pelo menos 1 mês. Se quiser ter mais fôlego na procura (vou explicar os detalhes), reserve por pelo menos 2 meses.

 

PESQUISE SOBRE A CIDADE QUE PRETENDE MORAR ANTES MESMO DE VIR À ITÁLIA

 

Aqui me refiro a pesquisa sobre o mercado de imóveis.

- A cidade é turística? Se for, pode apostar que a maioria dos imóveis que estavam disponíveis para locação por longo período hoje se tornaram airbnb.

É uma estratégia comum dos italianos alugarem suas residências como airbnb (que são bem mais caras que um aluguel comum) e, por sua vez, alugarem outra casa por um longo período. Sendo assim, a oferta de imóveis nessa região será muito baixa. E você deve saber que, quanto menor a oferta, maior a procura, logo, as exigências para alugar um imóvel serão muito maiores.

 

AIRBNB – Aliado ou inimigo?

 

Se por um lado o airbnb te ajuda a encontrar um lar temporário, por outro lado, ele te atrapalha a encontrar o lar definitivo.

 

Isso, porque, em cidades como  Veneza, Roma, Verona,  muitos italianos se mudaram para cidades vizinhas e muitas das casas se tornaram airbnb. Desse modo, alugar algo na própria cidade ou nas cidades próximas pode se tornar uma tarefa hercúlea.

 

Tanto é verdade que está sendo anunciado que o governo italiano pretende criar um tributo para taxar os alugueis via airbnb. Clique aqui se quiser saber mais.

 

Existe uma grande discussão sobre limitar a atuação do airbnb. Em Nova Iorque, por exemplo, está suspensa a atividade para locação por menos de 30 dias. Clique aqui para ler mais sobre o assunto.

 

Área Universitária

 

- A cidade tem universidade? Se a resposta for sim, isso também pode tornar um pouco mais difícil encontrar seu imóvel, pois os estudantes sempre terão a renda e os imóveis dos pais como garantia nos aluguéis.

 

 - Veja se há nas redes sociais ou mesmo no google, comunidades que tenham como palavras chaves “affito + a cidade que você pretende morar”. Exemplo: “affito Perugia” e você pode encontrar anúncios de italianos que oferecem seus imóveis para locação.

Verifique quais são as exigências atuais para alugar um imóvel

 

As exigências para alugar um imóvel na Itália são, de certa forma, muito parecidas com as exigências no Brasil, ou seja, você precisa ter: documentos pessoais, comprovante de renda e histórico de crédito.

 

O problema é que: (i)  você não tem comprovante de renda: por mais que você traga dinheiro e tenha como demonstrar isso ao proprietário ou mesmo à imobiliária, dinheiro é moeda corrente: num momento pode estar na sua conta na Itália e em outro você pode gastar ou mesmo transferir para outra pessoa ou lugar e; (ii) você não tem histórico de crédito na Itália: todo o seu histórico (de crédito e de vida) está no Brasil, e infelizmente os italianos não vão (ou pelo menos não costumam) aceitar seu histórico de crédito no Brasil ou mesmo imóveis seus ou de seus amigos ou parentes no Brasil.

 

Sendo assim, se você for autônomo e conseguir receber pela Itália, seria excelente e te ajudaria um pouco a comprovar renda aqui. Nossa, mas porque só um pouco, você deve estar se perguntando? Por que na Itália é muito comum os empregos serem por prazo determinado e há anúncios que exigem comprovante de emprego por prazo indeterminado.

 

Ainda falaremos das dificuldades para alugar um imóvel na Itália na Parte 3

 

Até o próximo post!

Please reload

Posts Destacados

Cidadanias Canceladas - Entenda o motivo

19.08.2019

1/10
Please reload

Instagram
Posts Recentes

05.12.2018

Please reload

Please reload

Siga
  • Facebook Long Shadow