Aluguel na Itália - Parte 1

08.09.2017

 

Fizemos uma série de posts para ajudar todos aqueles que pretendem morar na Itália, seja para fins de reconhecimento da cidadania, seja para iniciar a vida no país.

 

À primeira vista pode parecer algo complicado alugar um imóvel na Itália e realmente é um pouco penoso, principalmente se a locação envolver famílias e não jovens solteiros.

 

Mas, entendendo como as coisas funcionam, fica mais fácil  conseguir concluir essa etapa. Afinal, sem ter um lar para morar é difícil conseguir trabalho, escola para os filhos, ou seja, se sentir estabelecido.

 

Sendo assim, vale esclarecer a nomenclatura dos anúncios que você irá encontrar, para que você tenha uma certa noção quando começar a procurar apartamento para alugar.

 

É muito difícil encontrar casas na Itália, a maioria dos anúncios são de apartamentos. Eles podem ser divididos em:

 

Monolocale: é um apartamento sem divisórias que possuem quarto, sala e cozinha integrados.

 

Foto: google

 

 

Bilocale: é um apartamento com dois cômodos. Geralmente a sala e a cozinha são integradas e há um quarto separado.

 

Foto: google

 

Trilocale: é um apartamento com três cômodos. Geralmente com 2 quartos, mas é preciso ler o anúncio para ter certeza. Podem considerar algum outro cômodo que não outro quarto na contagem. Podem incluir ainda uma cantina (depósito), ripostiglio (despensa) e box auto (garagem).

 

Foto: google

 

Como faz muito frio na Itália, os apartamentos contam com calefação. Desse modo, geralmente os anúncios trazem a informação de aquecimento:

 

(i)  termo autônomo Nesse caso, o controle do uso é individualizado, o que faz com que a conta do gás e, consequentemente do condomínio sejam muito menores.

 

(ii) centralizzato ou centralizado: nesse caso, o aquecimento é central no prédio e a despesa do gás compartilhada entre os apartamentos. Desse modo, ainda que você não esteja no apartamento durante o dia, por exemplo, pagará igualmente pelo aquecimento nesse período. É importante ter em mente que a conta de gás será muito maior.

 

(iii) centralizzato com válvula: nessa hipótese, apesar de o aquecimento ser centralizado é possível desligar o aquecimento e só entrará no “rateio” o período em que ele foi utilizado.

 

Opções de locação: direto com proprietário ou por intermédio de imobiliárias

 

Contratto ordinario a canone libero
Popularmente conhecido como Contrato 4+4 . Ele prevê uma duração mínima de quatro anos com renovação automática por outros quatro anos, se não houver manifestação das partes no vencimento do contrato.

 

Contratto a canone concordato (com cedolare seca)
Popularmente conhecido como Contrato 3+2. Ele prevê uma duração mínima de três anos com renovação automática por outros dois anos, se não houver alterações contratuais como, por exemplo, um aumento no valor da locação. 

 

Contratto transitorio
Como o próprio nome diz, ele é temporário e pode ter a duração mínima um mês e máxima de 18 meses. São necessárias a comprovação e a especificação, no contrato, do motivo da locação transitória: geralmente serve para trabalho por tempo determinado.

Caso o motivo da transitoriedade acabe, o contrato deverá prever qual o tipo de contrato irá substituir o contratto trasitorio - geralmente é prevista a substituição pelo Contrato 4+4

 

Falaremos mais dessa modalidade de contrato transitorio nos próximos posts.

 

Por último, mas não menos importante vale alertar para os golpes que são muito praticados aqui na Europa e geralmente quem cai neles são as pessoas que estão encontrando dificuldade em alugar seu primeiro imóvel.

 

Normalmente são feitos anúncios na internet de apartamentos lindos, super bem decorados com um preço ótimo. O locador está fora da Itália e pede um adiantamento de valor para garantir a reserva do imóvel. Você deposita o dinheiro na conta do sujeito achando que está fazendo um ótimo negócio, mas ele some com seu dinheiro sem deixar rastros.

Sendo assim, lembre-se: se for alugar pelo Airbnb só pelo aplicativo e nunca adiante qualquer valor sem antes ter visto o imóvel e conhecido o proprietário.

 

Há também imobiliárias que anunciam vagas no súbito e depois querem te vender o banco de dados deles pelo valor de 250 euros (aproximadamente). Apesar de não ser golpe, pois você receberá o tal banco de dados, mas ele aparentemente não serve para muita coisa, pois todas as ofertas de vagas online você mesmo consegue pesquisar.

 

Em breve, publicaremos a segunda parte.

 

Até o próximo post!

Please reload

Posts Destacados

Cidadanias Canceladas - Entenda o motivo

19.08.2019

1/10
Please reload

Instagram
Posts Recentes

05.12.2018

Please reload

Please reload

Siga
  • Facebook Long Shadow