5 Dicas para PARTIR para a ITÁLIA numa boa!

25.08.2017

 

 

Vamos iniciar uma série de posts que trarão além de dicas sobre a cidadania italiana, vou falar também um pouco sobre a vida na Itália e ajudar os que aqui estão ou que estejam se planejando para mudar para a Itália.

 

1) COMUNICAÇÃO

 

A primeira preocupação das pessoas é estar conectado e conseguir se comunicar.

Desse modo, a primeira dica é você comprar um chip na Itália.

Se você comprar um chip TIM pré-pago, basta ir até a loja.  Você só precisa apresentar o passaporte. O valor é de 10 euros pelo chip pré pago e o custo é de 20 euros para ter 4 gigas de internet por mês e 1.000 minutos para falar.

 

2) DINHEIRO

 

A segunda dica é como abrir uma conta aqui na Itália. Recomendamos abrir uma conta que seja sem taxa e/ou sem nenhum custo.

Você pode abrir sua conta no Banco ING. A Conta Arancio é online e, por isso, sem qualquer taxa.

Para abrir a conta, você precisará de Códice Fiscale (CPF), Carta di Identità (RG) e a Tessera Sanitária (cartão do INSS).  Ainda que você seja estrangeiro, ou seja, ainda não tenha tido sua cidadania reconhecida, é possível  abrir a referida conta. Basta fazer a Carta di Identità como estrangeiro e não como italiano.

 

3) LOCOMOÇÃO

 

Baixe o aplicativo  move.it para se locomover por meio do transporte público italiano e o tutto città que te mostra o melhor caminho para chegar de 1 ponto a outro, a pé, de carro, ou de transporte público.

Dica extra: Dentro do aplicativo tutto città existe a opção para clicar na sua localização atual na Itália e encontrar farmácias, hotéis, restaurantes, perto de você :)

 

4)  SAÚDE

 

Ainda no Brasil, faça o CDAM - Certificado de Direito de Assistência Médica - É um Convênio entre o INPS Italiano e o INSS Brasileiro que te permite usar a saúde pública na Itália pelo período de 01 ano, sem pagar nada por isso.

 

Se você tem cartão de crédito internacional VISA ou MASTERCARD, compre sua passagem aérea com eles e depois emita o seguro saúde internacional sem custo algum. 

 

Ele serve, inclusive, para mostrar na imigração para provar que você está coberto por um seguro saúde no espaço Schengen. 

 

5) TRANSPORTE

 

Os bilhetes de ônibus devem ser comprados antes do embarque em tabacarias, nunca direto no ônibus.

Peça pelo biglietti di autobus/pullman

A dica para economizar é fazer o equivalente ao nosso bilhete único na estação de ônibus/metrô e depois recarregar nas tabacarias, ou comprar compre o carne 10 corse urbano, que equivalem a 10 bilhetes de ônibus

 

Até o próximo post!

Please reload

Posts Destacados

Cidadanias Canceladas - Entenda o motivo

19.08.2019

1/10
Please reload

Instagram
Posts Recentes

05.12.2018

Please reload

Please reload

Siga
  • Facebook Long Shadow