O temido Ferragosto

18.08.2017

 

 

 

Agosto na Itália é mais conhecido como ferragosto. É o mês de verão e de férias para os italianos. Equivalente ao mês de janeiro no Brasil, as crianças entram em férias, o comércio fecha e as cidades ficam vazias.

Sendo assim, se você pretende vir à Itália, seja para conhecer, para reconhecer a sua cidadania ou ainda para morar, evite esse mês.

 

Placa de um comércio, onde se lê em tradução livre: "fechado para férias, até quando eu voltar". Esse italiano está empolgado com o ferragosto e não quis nem colocar a data do retorno :)

 

 

 Mas realmente tudo pára?

 

Bem, os órgãos públicos continuam funcionando, mas os funcionários fazem rodízio, ou seja, o ritmo de trabalho diminui muito. O comércio essencial como mercados (aqui são raros os supermercados como no Brasil), e farmácias continuam em atividade, mas os pequenos estabelecimentos como restaurantes, lojas e imobiliárias fecham, muitas vezes o mês todo de agosto, para o desgosto dos clientes que assim como eles não tiveram a sorte de ir à praia se divertir.

 

Existe um significado para o ferragosto?

 

Sim, o feriado do ferragosto é comemorado no dia 15 de agosto. Os católicos celebram a Assunção de Maria, ou seja, a morte da mãe de Cristo e sua ascensão ao céu, mas na verdade a sua origem vem da época romana do Imperador Otávio Augusto, no século 18 a.C.

Ele denominou o dia 15 de agosto em latim como  "Feriae Augusti" ou Repouso do Augusto, que celebrava o final das colheitas agrícolas, ou seja, o fechamento de um ciclo de trabalho, onde os camponeses o celebravam enfeitando os animais, desejando Auguri (sorte) aos seus "patrões" e recebendo presentes em troca.

 

Atualmente o mês de agosto que marca o meio do verão italiano é celebrado com festas e banho de mar (perceberam a semelhança com o nosso ano novo?). 

 

Interessante também dizer que durante o regime fascista, o governo organizava eventos populistas denominados, "treni populari di ferragosto", ou seja, vendiam passagens de trens a preços populares com destinos variados e, com isso, muitos italianos tiveram a oportunidade única de conhecer grandes cidades ou mesmo o mar.

 

Alguns países católicos também celebram o dia 15 de agosto, mas o ferragosto como mês de férias é comemorado somente na Itália, provavelmente pelo contexto histórico que vem desde o Império Romano.

 

Desse modo, o italiano como bom conservador de tradições leva o ferragosto muito a sério. Você pode enviar quantos e-mails quiser no mês de agosto, eles só vão responder em setembro.

 

Até o próximo post!

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Destacados

Cidadanias Canceladas - Entenda o motivo

19.08.2019

1/10
Please reload

Instagram
Posts Recentes

05.12.2018

Please reload

Please reload

Siga
  • Facebook Long Shadow