Como obter a Certidão Italiana do Antepassado de Forma Ágil

20.10.2016

 

 

Essa dica é para todos aqueles que já tem TODAS as informações para emissão da certidão de nascimento, casamento ou óbito do antenato, mas por razões burocráticas o Comune ou a Paróquia não envia ou demora meses para encaminhar as referidas certidões.

 

Quem tiver pressa, pode solicitá-las no site chamado pratiche.it que funciona como um despachante no Brasil. Como eu expliquei acima, eles só te enviam a certidão se você tiver todas as informações necessárias do seu antenato, tais como: nome, sobrenome, data de nascimento (dia, mês e ano) e a cidade de nascimento.

 

O site é super bom e tenho recebido vários feedbacks positivos dos clientes. Segue abaixo um passo a passo para ajudar a navegar no site.

 

UPDTADE 18/12/16: Uma cliente manteve contato com o pratiche e eles esclareceram que cobram pela diligência efetuada e não pela certidão em si, ou seja se eles forem até o Comune/Igreja e não encontrarem a certidão, cobrarão da mesma forma.

Outro cliente me disse que se é pedida a certidão italiana com tradução juramentada para o português, eles já mandam as certidões apostiladas.

 

Quando você entra no site, deve escolher a opção anagrafe/comune (está no canto superior direito da tela). Você será direcionado a várias opções de certidões disponíveis.  Elenquei as 4 principais abaixo, explicando como solicitá-las.

 

1) Certidão de Nascimento (Certificato/Estratto di Nascita): clique aqui

 

Existem 3 opções de certidão de nascimento: (i) certificato de nascita; (ii) estratto di nascita e; (iii) cópia integrale dell'atto di nascita.

 

Para fins de cidadania, você pode pedir a oção (ii) o estratto di nascita, segundo me informei no essa é a "estrato per riassunto dal registro degli atti di nascita" exigida pelos Comune. Se você quiser pedir a opção (iii) que é a cópia integral do ato geralmente pode vir escrito a mão, por vezes eles mandam o "estratto di nascita", mais as informações e anotações que tiverem arquivados no documento, mas é bom confirmar com eles (utilize o chat disponível no site).

 

2) Certidão de Batismo (Certificato di Battesimo): clique aqui

 

Na certidão de batismo você precisa informar o nome, sobrenome,  data de nascimento (dia, mês e ano),  uso do certificato (você coloca a opção "outro"), o nome da Igreja, a província a que ela pertence e o comune a que ela pertence.

 

3) Certidão de Matrimônio (Certificato di Matrimonio): clique aqui

 

Assim como no nascimento, na certidão de casamento você pode pedir o extrato ou a cópia integral.

 

4) Certificado de Óbito (Certificato/Estratto di Morte): clique aqui

 

Assim como no nascimento, na certidão de nascimento você pode pedir o extrato ou a cópia integral.

 

Espero ter ajudado, boa sorte.

 

Até o próximo post!

 

Please reload

Posts Destacados

Cidadanias Canceladas - Entenda o motivo

19.08.2019

1/10
Please reload

Instagram
Posts Recentes

05.12.2018

Please reload

Please reload

Siga
  • Facebook Long Shadow