Ação de Retificação

​A ação judicial de retificação é proposta, caso o Ministério Público se oponha a retificação administrativa, caso exista algum erro de data ou cidade ou alguma outra informação mais específica, ou ainda se a quantidade de erros ou de pessoas envolvidas for muito grande.

 

Desse modo, você deverá contratar um advogado que fará o pedido ao juiz para alterar ou complementar todas as informações necessárias.

 

O juiz também pede a opinião do Ministério Público, mas a decisão final, nesse caso, é sempre do juiz. Após a sentença de retificação ser proferida, serão emitidos os mandados de retificação e basta apresentá-los no cartório que serão emitidas as certidões com as informações retificadas no final do documento. 

O prazo de duração da ação é muito relativo e depende de uma série de fatores, tais como: cidade onde tramitará a ação, o volume de trabalho da vara (local onde o processo será julgado pelo juiz), a agilidade do juiz e do Ministério Público.

Eu sempre recomendo a retificação dos registros, pois desse modo, o requerente da cidadania não fica sujeito ao bom humor do oficial que analisará seus documentos, além de poder dar entrada em qualquer Comune na Itália, caso essa seja a intenção, é claro.

Se tiver interesse em ingressar com a ação entre em contato

Para maiores informações sobre a retificação, clique aqui

Quanto a retificação de filho ilegítimo, clique aqui

Alguns testemunhos sobre o nosso trabalho:

Rosana Campeao Bacetti 

Profissionalismo, competência e transparência é o que define a Ana Paula Ganzarolli, essa excelente profissional. Sempre foi objetiva, verdadeira e rápida nos retornos. Muito obrigada pela dedicação e paciência em nos ajudar nesse processo da documentação. Recomendo demais !

Keitt Adriene

 

Eu queria ter palavras o suficiente pra descrever o que a Ana significou pra minha vida. Ela trouxe pra mim a confiança pra poder seguir em frente com meus sonhos e de minha família. Sim, não é exagero. Eu estava perdida com tantos erros nos meus documentos, quando uma pessoa me falou sobre ela. Logo fiz contato, ela analisou minhas certidões, e depois de algum tempo, demos entrada no processo de retificação judicial (dia 07/07/2017). Ela foi extremamente paciente comigo, Pq eu não sou uma pessoa fácil �� Enfim, dia 31/08/2017, ela entra em contato dizendo que saiu minha sentença, totalmente favorável. A Ana é muito competente, profissional e sabe exatamente o que faz. Não é uma advogada qualquer, ela é especial. Agradeço todo o apoio e serviço prestado, Ana; você fez parte de um grande pedaço do meu caminho rumo à esse grande sonho.