- Ana Ganzaroli
Como fazer o Passaporte Italiano na Itália

Já explicamos como fazer todos os documentos básicos para viver na Itália: carteira de identidade (na Itália, carta di identità), CPF (aqui conhecido como códice fiscale), tessera sanitária (o equivalente ao cartão do INSS), mas ficou faltando o tão sonhado passaporte italiano.
Quando alguém pensa no reconhecimento da cidadania é ele que vem imediatamente na mente dos ítalo-brasileiros: vermelho, bonito e cheio de vantagens.
Para quem não sabe, o passaporte italiano é um dos mais poderosos do mundo. Segundo a revista exame, com ele você tem acesso a 175 países (clique aqui para saber mais). Já falamos aqui e aqui das vantagens em ser cidadão italiano.
Para obtê-lo, antes você precisará ter a sua cidadania italiana reconhecida. Existem 4 formas de reconhecer a sua cidadania. Em breve resumo as opções são:
1) de forma administrativa na Itália (clique aqui para saber mais);
2) judicialmente perante o Tribunal Italiano, caso você tenha uma mulher na linha de transmissão, casada com um brasileiro e cujo filho tenha nascido antes de 1948 (clique aqui para saber mais) ;
3) de forma administrativa no Brasil, dando entrada no Consulado Italiano que atende a sua jurisdição (clique aqui para saber mais) e;
4) de forma judicial, para quem não quer ou não pode vir até a Itália, mas também não quer aguardar por anos e anos as longas filas de espera junto aos Consulados Italianos (clique aqui e aqui para saber mais)
Mas vamos ao passo a passo para você obter o passaporte. É relativamente simples e o trâmite muito parecido com o passaporte brasileiro.
A primeira coisa a fazer é entrar no site da Polícia Federal Italiana nesse link, clicar na opção accesso per il cittadino (em português acesso ao cidadão),

A seguir você precisa se cadastrar e preencher seus dados pessoais (nome completo, local e data de nascimento, endereço completo), criando também uma senha para se logar e ter acesso ao sistema.

Para maiores informações sobre como fazer o agendamento e quais documentos são necessários, você pode clicar nesse link aqui:

Cadastrando os seus dados, você deve escolher a província onde pretende fazer o seu passaporte, depois escolher a cidade e a questura e verificar as datas disponíveis no site.

O próximo passo é preencher o formulário que é disponibilizado pela internet e confirmar.
Você receberá um e-mail com as informações do seu agendamento no seu e-mail com os próximos passos a serem seguidos (pagamento de 2 taxas: uma paga por meio de transferência bancária no valor de 42,50 euros e outra é a marca da bollo a ser comprada em qualquer tabacaria no valor de 73,50 euros).
No dia do agendamento, devem ser apresentados os seus documentos italianos (Carta di Identità, Codice Fiscale, Permesso di Soggiorno – se for o caso), foto tessera para passaporte, os comprovantes de pagamento das taxas.
Serão colhidas suas digitais, você assinará um formulário e depois disso, lhe informarão o prazo para retirada do passaporte.
Esperamos ter ajudado.
Até o próximo post!
#comotirarpassaporteitaliano #comoagendarpassaporteitaliano #passaporteitaliano