• Ana Ganzaroli

Natal na Itália


Natal na Itália é sinônimo de frio, comida farta e de qualidade e de ótimas feiras natalinas.


As feiras de natal estão presentes em quase todas as cidades médias e além de comidas e bebidas deliciosas, geralmente contam com um presépio e com atrações para as crianças.


Os presépios são levados muito a sério na Itália. O Papai Noel tem lugar, mas os presépios são os preferidos deles, já que os italianos são muito católicos. Por isso, muitos lugares fazem até encenações com pessoas representando o nascimento de Cristo.

A ceia de Natal do norte da Itália é muito parecida com a do Sul do Brasil, sendo servidos carnes brancas e vermelhas (peru, carne de cabrito, coelho, etc), massas, panetones e doces. É muito comum por aqui o Pandoro (esse bolo à direita na foto acima), que nada mais é do que a massa de panetone, mas sem recheio, com essência de baunilha. É comum os italianos fazerem doce para a ceia com o próprio Pandoro.


É uma delícia passear pelas cidades e se deparar com a decoração natalina. Os italianos capricham e os lugares históricos ficam ainda mais charmosos com árvores e luzes de Natal.


Diferente do Brasil, onde os shoppings é que são enfeitados, muito parecido com o estilo norte-americano, na Itália, assim como praticamente em toda a Europa, a comemoração de Natal está nas ruas, nas praças e nas feiras natalinas, que são tradição desde a idade média.


Nós visitamos muitas feiras natalinas no Norte da Itália e as nossas preferidas são as de Como, de Bolzano e do Trento. Essas duas últimas ainda contam com algumas tradições alemãs de Natal, pois já fizeram parte do Império Austro-Húngaro.


Por isso, essa é uma ótima época para passear na Itália e se encantar ainda mais com o país.


Há muitas outras fotos de Natal no nosso perfil do Instagram


A equipe Partiu Itália deseja a todos um FELIZ NATAL e um ANO NOVO repleto de realizações, inclusive para todos que estão em busca do reconhecimento da cidadania e de um maior contato com a Itália.


Buon Natale! Buone Feste! Auguri!

#natalnaItália

0 visualização