- Ana Ganzaroli
Ação Judicial Na Itália Passo a Passo

Temos recebido muitos e-mails pedindo orientação de como ingressar com a ação judicial na Itália. Especialmente para a ação da ilegalidade da fila.
Sendo assim, vamos fazer um passo a passo para que todos aqueles que tenham interesse, possam se preparar.
1) Apresentar o pedido de cidadania no Consulado Italiano de sua jurisdição
Esse é o passo mais importante e te dá uma série de garantias: a primeira delas é a de comprovar o seu interesse em ser cidadão italiano reconhecido.
Veja que recentemente foi incluído por um senador italiano uma proposta de mudança na Lei da Cidadania Italiana que pretendia limitar o direito de reconhecimento aos netos e, aos bisnetos sob determinadas condições. Essa proposta foi retirada de votação e não há mais qualquer projeto de alteração nesse sentido até o momento.
No entanto, caso isso volte a se repetir (pois há anos essa discussão de limitação da cidadania é levantada na Itália), será necessário analisar como será implementada a possível mudança em todos os aspectos legais e jurídicos.
De todo modo, se for necessário discutir judicialmente o seu direito ao reconhecimento, caso um novo projeto de Lei que preveja limitação seja aprovado, fica muito mais fácil comprovar em juízo o seu interesse ao reconhecimento da cidadania se você já o tiver demonstrado.
Sendo assim, faça o pedido em seu nome e de todos os seus familiares por precaução!
2) Guardar o protocolo do pedido como prova
É importante fazer o pedido, mas é ainda mais importante guardar o comprovante de que o pedido foi feito. Desse modo, se você enviar o pedido via correio, não esqueça de solicitar o Aviso de Recebimento, para ter prova de efetiva entrega do seu pedido.
3) Fazer a Análise e Retificação dos Registros
Geralmente os Consulados pedem apenas a certidão de nascimento do italiano "dante causa". Sendo assim, você pode primeiro protocolar o pedido junto ao Consulado e depois fazer a análise e retificações necessárias para que não haja dúvidas quanto a transmissão da cidadania
4) Certidões Corrigidas é hora de traduzir e apostilar
Solicitar as certidões de nascimento, casamento e óbito (principalmente do italiano, pois em alguns casos pode ser solicitada) em inteiro teor de toda a linha italiana (ex: bisavô, avô, pai, filho), traduzir com tradução juramentada e apostilar
5) Contratar um advogado para ingressar com a ação no Tribunal Civil de Roma
Esse passo é muito importante para quem pretende ingressar com a ação. Tenho recebido muitos e-mails perguntando se é necessário a presença dos requerentes na Itália. A resposta é Não! A vantagem da ação é que não é necessário vir até a Itália.
Além disso, indagam se é possível acompanhar o andamento pela internet. A resposta é Sim! É possível acompanhar a tramitação do processo por esse link.
6) Comemorar!
Se você seguiu todos esses passos é muito provável que você terá seu pedido deferido, pois o mais importante nessa ação é que os documentos estejam em ordem, sejam, recentes (emitidos em até 6 meses) e não contenham erros e variações.
Sendo assim, é muito provável que a sua decisão seja favorável e você só tenha motivos para comemorar!
Se você quiser entrar com ação, entre em contato
#açãojudicialviapaterna #açãojudicialfila #açãofila #ilegalidadefila #açãoviapaterna