• Ana Ganzaroli

Aluguel na Itália - Parte 3


Se você quer ler os outros posts sobre aluguel na Itália: Parte 1 Parte 2

- PORQUE É TÃO DIFÍCIL CONSEGUIR ALUGAR UM IMÓVEL NA ITÁLIA

As razões principais são:

Aluguel como complemento de renda

A maioria dos proprietários de imóveis são pessoas mais velhas e já aposentadas. Os aluguéis são utilizados como complemento a aposentadoria e desse modo, o apetite de risco em alugar para pessoas sem comprovação de renda ou de garantia é muito pequeno, por questões óbvias.

Aumento da imigração e dos problemas na locação

Como é sabido, a imigração na Itália aumentou muito nos últimos 2 anos, tanto por conta dos refugiados, quanto por países com condições de vida inferiores: China, Índia, Bangladesh etc. E, por conta desses imigrantes os problemas de aluguel por consequência também aumentaram.

Lei italiana que dificulta despejar famílias com filhos menores de idade

Há uma lei na Itália que proíbe despejar famílias, ainda que inadimplentes, que possuam filhos menores de idade.

Desse modo, aumenta o receio de um italiano em alugar um imóvel se você se enquadrar nessa situação.

Claro que esse risco existe tanto para você quanto para um italiano, mas some-se a isso, o fato de você não ter renda ou histórico de crédito e verá que o seu perfil não é o mais indicado.

- DICAS PARA FACILITAR A PROCURA DO IMÓVEL: FAÇA BUSCA ONLINE

Pesquise em sites como o immobiliare, o casa.it, o idealista, o súbito,

Pesquise em site de busca e veja se na cidade ou região que você pretende morar existem anúncios mais antigos. Quanto mais tempo o anúncio existir, maiores as suas chances em conseguir alugar, pois imóvel desocupado é prejuízo ao proprietário pois ele quem arcará com os encargos e tributos.

Primeiro Contato

Prepare um e-mail em italiano se apresentando, explicando para que fins você pretende alugar o imóvel (seja para morar, seja para obter a cidadania italiana), quais são as suas garantias: se você tem como comprovar renda na Itália é bom já deixar claro, se você pretende dar aluguéis em garantia (na Itália é comum dar 2 ou 3 aluguéis como depósito caução – aqui chamada de caparra - seja para fins de garantia do aluguel, seja para algum dano causado ao imóvel), é bom oferecer no mínimo 2 aluguéis.

Se você não receber nenhum retorno dos e-mails, é provável que as imobiliárias não considerem esse canal de comunicação. Nesse caso, o jeito é ligar ou ir pessoalmente no local.

Garantia mais comum

Como você não tem histórico de crédito na Itália, você pode adiantar uma certa quantia de aluguéis ao proprietário e, desse modo, garantir que o imóvel que você gostou seja seu.

Para tanto, é importante dizer que será necessária uma grande quantia de dinheiro. Isso porque é provável que além dos aluguéis adiantados, também será necessário apresentar as garantias e, caso a locação se dê por intermédio de uma imobiliária, você deverá dar 1 aluguel como pagamento.

Exemplo: Você dará 6 meses de aluguel adiantados + 3 meses de caparra + 1 mês de aluguel para a imobiliária = desembolso de 10 aluguéis.

Plano B

Se mesmo a oferta de aluguéis adiantados não funcionar, você pode ainda sugerir a possibilidade de alugar o imóvel por um período curto, que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual, conforme opção do locador. Desse modo, se você não pagar o aluguel o contrato é automaticamente rescindido o que diminui ou praticamente zera o risco do proprietário não receber o aluguel e ainda ter gastos em te despejar.

Você pode fazer uso de uma fiança bancária. Com ela é quase impossível você receber não dos locadores. Nesse caso, talvez seja mais fácil abrir conta num banco italiano que ofereça esse serviço. Verificamos que o Banco Intesa San Paolo tem esse serviço

Falamos do contrato temporário de aluguel no primeiro post da série. Se não leu, clique aqui

Esperamos que esses posts te ajudem a encontrar um imóvel na Itália e fazemos votos de que sua busca seja rápida e bem sucedida!

Até o próximo post!

#aluguelnaItália #dicasdealuguelnaItália #imóvelItália #comofixarresidêncianaItália

996 visualizações
    This site was designed with the
    .com
    website builder. Create your website today.
    Start Now