• Ana Ganzaroli

Cidadania Automática para Menores de Idade


Se você der entrada na sua cidadania italiana e tiver filhos menores de idade, eles podem ser reconhecidos como italianos, automaticamente, no mesmo processo do seu reconhecimento.

Para isso, basta você emitir a certidão de nascimento do menor, traduzir e legalizar e entregar a referida certidão junto com os seus documentos. na Itália ou no Consulado Italiano. Vale dizer que, nesse caso, você também deverá juntar a sua certidão de casamento.

É importante observar que, em caso de retificação de sobrenomes, é importante incluir os menores na ação judicial de retificação. Desse modo, eles já terão o sobrenome retificado e não terão problemas quando do reconhecimento da cidadania.

Caso você vá à Itália para fazer o reconhecimento, não é necessário levar o seu filho menor. Basta levar os documentos dele, conforme descrito acima.

Vale dizer ainda que, na Itália não é cobrado qualquer custo adicional pelo reconhecimento do filho menor. Alguns assessores cobram valores adicionais caso haja o reconhecimento de menores.

Portanto, questione essa informação antes de fechar o contrato, caso faça seu processo por intermédio de assessores.

Até o próximo post!

#cidadaniaitalianasp #cidadaniaitalianaparamenores #cidadaniaitalianacrianças #cidadaniaitalianamenordeidade