• Ana Ganzaroli

Como agilizar a fila de espera do Consulado Italiano


Se você, assim como eu e assim como milhares de brasileiros está cansado de mofar na famosa “ fila de espera” para o reconhecimento da cidadania italiana, saiba que HÁ UMA SAÍDA para ter o seu direito reconhecido rapidamente.

O prazo legal para a análise e processamento do reconhecimento da cidadania italiana administrativa é de 730 dias, ou seja, de apenas 2 anos (!!!), conforme art 2º da Lei (italiana) nº 241/1990 e Decreto do Presidente do Conselho dos Ministros nº 33, de 17/01/2014.

Essa informação é pública e consta, inclusive, no site do Consulado Italiano em São Paulo. Para acessar a informação, clique aqui.

Porém, meus caros, o que se vê na prática é que o cumprimento dessa regra não é aplicada pelos consulados, visto que o prazo divulgado pelos próprios consulados em seus sites pode ser de mais de 10 anos!

Abaixo um trecho de uma diffida atendida (saiba mais aqui) onde consta que há mais de 200.000 pessoas que fizeram o pedido e estão aguardando a chamada do Consulado Italiano:

A justificativa dos Consulados é que quando você dá entrada no pedido de reconhecimento de cidadania, você entra nessa fila e, esse prazo de 730 dias só passa a ser calculado, quando o Consulado recebe os seus documentos para análise e não de quando você enviou o formulário. Perceberam a maldade?

Então, diante de efetiva ilegalidade, é possível agilizar o prazo para análise dos seus documentos, caso você tenha dado entrada há mais de 730 dias no consulado.

Existem 2 opções: Ingressar com uma diffida ou com uma ação judicial diretamente na Itália.

Fizemos diversos posts explicando um pouco mais sobre a diffida e sobre a ação judicial. Vamos linká-los a seguir:

Sobre a DIFFIDA:

DIFFIDA: O que é?

Diffida Atendida

Diffida Atendida

Depoimentos de Clientes:

Bianca Zanatta

"Eu só tenho a agradecer a Dra. Ana Paula, ao Dr Wilson e a “Partiu Italia”, que fizeram um trabalho espetacular em relação ao reconhecimento da minha cidadania italiana! A “Partiu Itália” apresentou um pedido ao Consulado italiano de São Paulo (procedimento chamado “diffida”), em que as autoridades italianas se vêem obrigadas a reconhecer o descumprimento do prazo de cerca de dois anos (a partir da data em que se faz o pedido ao Consulado) para a análise dos documentos comprobatórios do direito à cidadania. Em síntese, a “Partiu Italia” foi a grande responsável pela concretização de um sonho: o reconhecimento da minha cidadania italiana! Recomendo a Dra. Ana Paula, o Dr Wilson e a “Partiu Italia” porque sempre responderam de forma muito rápida todas as minhas dúvidas e sempre me deixaram muito segura em relação à estratégia que estávamos seguindo para eu conseguir de forma mais rápida a cidadania! Eu os recomendo com certeza! Muita sorte, Dra. Ana Paula, Dr Wilson e “Partiu Italia”! Hoje é um dia de comemoração para mim!"

Paulo Oliveira

"Contratei a "Partiu Itália" para entrada com Diffida no consulado de SP e deu certo! Recomendo!"


Para mais depoimentos sobre o nosso trabalho e nossos êxitos, clique aqui:

Sobre a AÇÃO JUDICIAL CONTRA FILA

Passo a passo para a ação judicial

Sentença procedente

Caso tenha interesse, entre em contato

#cidadaniaitaliana #cidadaniaitalianajudicial #comoagilizarfiladeespera #prazode730dias #atrasocidadania #demoraconsulados #esperaconsulado #diffidaconsulado #oqueédiffida #filaconsulado

    This site was designed with the
    .com
    website builder. Create your website today.
    Start Now